10 Passos para montar seu curso online

Está pensando em botar suas ideias no mundo? Ótimo! Mas antes de qualquer coisa, tenha em mente esses dez passos para você não começar com o pé errado.

1- Saiba do que você está falando

Um grande diferencial no mundo dos cursos online é você ser uma Autoridade no assunto. Com outras palavras, as pessoas, antes de pagarem pelo seu curso, elas querem ter a certeza de que você sabe o que está falando e que a promessa do conteúdo do seu curso pode ser cumprida.

2- Conheça a concorrência

A Internet é um mundo vasto e se você já pensou em criar algum conteúdo, existe grandes chances de alguém já ter feito algo relacionado antes. Por isso mesmo é importante conhecer quem mais está falando sobre o mesmo assunto e o mais importante, identifique como você pode se diferenciar.

3- Identifique seu público

Existe uma armadilha na hora de pensar no público alvo que é a vontade de dizer que “é pra todo mundo”. Cuidado! Nem quem vende água se posiciona assim. É muito importante reconhecer pra quem é a mensagem. O mundo é muito grande e a segmentação é uma ferramenta estratégica fundamental. Mas é preciso delimitar bem quem você quer atingir para não errar o tiro.

4- Organize seu conteúdo

Determine a quantidade de aulas, duração dos vídeos, a densidade e nível dos conteúdos e adeque tudo ao seu público alvo. Sua aula estará batalhando com diversas outras abas, mensagens e distrações do dia-a-dia. Se seu conteúdo não for certeiro o público não se engajará como o pretendido, podendo fazer de toda essa experiência algo bem frustrante.

5- Tenha um diferencial

Como já foi dito lá em cima, provavelmente alguém já está falando do assunto que você gostaria de tratar. Mas tudo bem, existe espaço para todo mundo. O mais importante é você conseguir marcar seu território. Seja na forma como você apresenta seu conteúdo, no enfoque que você dá ou até no formato do curso. E claro: tudo isso de acordo com o seu público alvo. Saiba chamar a atenção do seu público e tente suprir justamente a necessidade que existe em relação ao seu curso.

6- Faça bem feito

Se for fazer algo, que seja o melhor. Vai fazer um curso online? Que seja cinematográfico! O seu curso é mais do que falar diante de uma câmera. Ele é um produto audiovisual complexo e tudo nele faz diferença. Cenário, figurino, som, qualidade da imagem, movimento de câmera, inserção de vídeos e textos e principalmente, postura diante da câmera/dicção. Para fazer um trabalho assim, é muito importante contratar uma produtora que saiba o que está fazendo, como a gente aqui na Bulb.

7- Encontre uma plataforma

De que adianta ter um curso filmado se você não tem onde mostrar seu conteúdo? Hoje em dia já existem inúmeros sites e aplicativos que oferecem um espaço para você disponibilizar o seu curso e ainda dando todo o suporte com a parte financeira de planos e mensalidades. Algumas delas são a Udemy, Coursera, UOL Educação entre muitas outras. Veja qual tem mais a ver com seu curso.

8- Divulgue, Divulgue, Divulgue

Quem não é visto não é lembrado. Anuncie seu curso no Google, no Instagram, no Whatsapp, nos grupos de Facebook. Anúncios pagos e conteúdos orgânicos. O mundo precisa ver que você existe. Imagine a tristeza de fazer um conteúdo de primeira qualidade e não ninguém para assistir… É um crime! Essa é mais uma hora que conhecer seu público faz diferença. Saiba quais são as palavras chaves mais importantes, o que as pessoas que se interessariam pelo seu curso procuram na internet? Essa é a hora de falar o que elas querem ouvir em mais de um lugar da internet.

9- Valorize suas redes

Ainda como divulgação, mas também como relacionamento, é impreterível ter uma presença online com regularidade. Fale sempre, fale muito sobre sua especialidade. Mostre para o mundo seu conhecimento, dê palhinhas, ajude, pergunte, se envolva. Essa é a hora mais verdadeira do conceito de Rede Social. Interaja e se apresente. Seja a referência que as pessoas estão buscando.

10- Fique pronto para sempre fazer mais.

É duro dizer isso, mas um curso que você prepara por seis meses pode ser devorado em algumas horas ou dias. E logo estarão perguntando “Quando sai o próximo curso?” Então antes que você sente para descansar achando que o trabalho acabou, já vá preparando os próximos conteúdos, porque a gente já está pronto para tirar tudo do papel com você aqui na Bulb.